quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Dúvida Cruel


Esta semana, como de costume, assim quando acordo estico as pernas até o computador, começo o percurso informativo pelos sites nacionais, daí vou descendo até os panfletos partidários locais, e nessas andanças noticiarias me surpreendo com a seguinte manchete: “Governo fará concurso no Detran”.

Desde meados de 2003 até a presente data já tinha presenciado todo tipo de concurso, principalmente daqueles que você passa e não é nomeado, agora este em particular foi o que mais me surpreendeu, afinal, quais seriam os critérios para se trabalhar no Detran?

Evito ao máximo entrar naquela repartição, porém tem vezes que não há como evitar, daí tem inicio uma sucursal pelo inferno.

Antes mesmo de sair de casa tomo o soro antiofídico e vou...

Me sinto mau só de estacionar o carro dentro daquele prédio, de cara já aparece o 1° oportunista vindo colocar um pedaço de papelão no pára-brisa, após subir os primeiros degraus e começar a respirar aquele ar pesado, coloco as mãos no bolso, e tento me orientar pelas placas... Informação? Nem pensar! Ninguém olha para sua cara, a não ser que você entre com um despanchante, ou puxe qualquer pedaço de papel-moeda, e em cada fila tem um oportunista de plantão “querendo ajudar”.

Quando chega a vez de ser atendido (provavelmente por um simpático funcionário, o qual tem certeza que está te fazendo um favor) vem o momento já esperado, uma rasgada daquelas no bolso do cidadão! Uma pequena fortuna será paga, para você ter o direito de se locomover. Após o boleto impresso, lá mesmo, dentro de uma autarquia estadual, tem uma espécie de “shopping do oportunismo”; Banco Real, Multibank, recarga para celular, cabine de Xerox, e todo tipo de cretino seja concursado ou não, doido para ferrar um troco.

Como se não bastasse dentro da citada repartição há uma veemente disputa política, como todo solo público na Paraíba, existem duas facções, Cassistas x Maranhistas. Mas nem se preocupe com isso... A última coisa que eles querem por lá é seu título, a moeda corrente naquele antro é o dinheiro mesmo.

Desta maneira, pegando carona no concurso do promíscuo departamento de trânsito paraibano, gozando de suas atribuições constitucionais, Fernandinho Beira-Mar resolveu abrir inscrições para quem deseja trabalhar no Complexo do Alemão que engloba 12 favelas, ou melhor, 12 unidades administrativas, dependendo da circunscrição e, logicamente, da disponibilidade de vagas, o candidato poderá atuar nas seguintes áreas:

1.0 Assalto a mão armada
2.0 Sequestro
3.0 Fabrico e/ou venda de entorpecentes (atacado e varejo)
4.0 Torturador
5.0 Fogueteiro

* Para poder disputar as vagas o candidato deve seguir as seguintes exigências:

1.1.1.1.1.1.1.1.1.1 Ser Brasileiro nato ou bastardo;
1.1.1.1.1.1.1.1.1.2 Possuir curso superior em Direito;
1.1.1.1.1.1.1.1.1.3 Ter puxado no mínimo 2 anos de cadeia (experiência é fundamental);
1.1.1.1.1.1.1.1.1.4 Ter trabalhado ou feito algum estágio no DETRAN-PB;
1.1.1.1.1.1.1.1.1.5 Saber como evitar ataque de cobra cascavel.

* Das inscrições

1.¬£/0@1-1#1 Pagar a Taxa de 5 dólar de maconha na boca de fumo mais próxima de sua casa;
1.¬£/0@1-1#2 Os candidatos que requeiram isenção, como prova de sua miséria, devem trazer um policial militar devidamente assassinado.

Imagino agora a dúvida que está lhe atormentando “faço concurso para o DETRAN, ou, o do Complexo do Alemão?”