quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Quando a coragem é maior que a realidade



Há algumas semanas a mídia estadual na rádio, TV, internet e demais meios de comunicação, o assunto constantemente abordado diz respeito ao racha no tucanato paraibano. A questão destacada é o descompasso entre Cássio e Cícero.

Não convém sublinhar quem ajudou quem, qual dos personagens a cima foi mais solidário com o outro, e para não correr o risco de analisar este impasse preso a fofocas e disse-me-disse, sugiro entender este confronto através dos resultados obtidos nas últimas eleições pelo PSDB-PB.

Então, preso ao perigoso pragmatismo (porém desta vez útil) veremos que o Senador Cícero, nos últimos seis anos vem numa decaída eleitoral assustadora, afinal, duas derrotas maiúsculas e incontestáveis contra Ricardo Coutinho, dentro da cidade que o próprio Ciço havia sido prefeito reeleito, pior, a catástrofe de 2004, quando além do “auxílio” da máquina estadual, o Senador ainda possuía os gracejos da PMJP, e nem assim seu candidato se quer conseguiu forçar um 2º turno.

Após apanhar tanto nas urnas, Cícero Lucena, ainda “inventa” de ser preso, isso mesmo, parece que o Sistema Correio e demais entusiastas da Campanha do Senador, esqueceu que o tucano foi engaiolado, escândalo nacional, lá na carismática Operação Confraria...

E nem me venham utilizar o álibi do sucesso de 2006, pois naquela ocasião os 795.887 votos que elegeram Lucena senador, curiosamente vieram em esmagadora maioria do Compartimento da Borborema.

Pesquisas e mais pesquisas foram feitas, é lógico que para o bloco Cunha Lima seria muito mais confortável ter o antigo parceiro Ciço como candidato, entretanto, nestas enquetes feitas ao público, sobretudo na grande João Pessoa, a imagem do Senador esta(va) péssima (vide este post antigo).

Feito este mini flashback, fica fácil compreender três pontos:

1º O desespero do tucano pessoense, ter que se ajoelhar ante o seu algoz, engolir RC no seco.

2º A malícia política do governador cassado, apesar de ter sua eleição ao Senado plenamente garantida independente de qualquer aliança, Cássio precisa obter a revanche pessoal contra Maranhão, e no momento, a única forma de obtê-la é justamente elegendo Ricardo.

3º Por mais longe que pareça estar 2012 e 2014, Cunha Lima tem muito a ganhar com a eleição de Coutinho, pois na próxima disputa para Prefeitura de Campina, o PMDB não gozará do poder e recursos da administração estadual a fim de eleger o sucessor do atual prefeito, e mais, no âmbito estadual golpeia gravemente as ambições dos irmãos Vital do Rêgo em assumir o governo do estado, assim, Veneziano amargará dois anos de esquecimento com o término de seu mandato na PMCG.

Para finalizar, nunca é demais lembrar o que já havíamos afirmado em outro artigo, não há a mínima possibilidade de Cícero Lucena obter êxito neste embate, é muito mais coragem ou desespero que realidade, cremos ser ingenuidade em demasiado acreditar que o bloco peessedebista da capital tem prestígio, recur$o$ e/ou votos para encarar o tucanato campinense, tanto é verdade, que numa reunião a qual deveria ser delicadíssima, onde se estaria definindo o futuro do Partido na Paraíba, o político mais prestigiado desta mesma legenda, estava a brincar de adolescente desocupado, em meio ao fogo cruzado se distraindo no twitter, mostrando total desdém pelo debate, cujo resultado, ele já conhece. Sairá vitorioso.

Se não concorda, sugiro reler este texto após o resultado final da pendenga ser divulgado.

3 comentários:

Túlio disse...

O ciço é franco atirador

Anônimo disse...

Cícero tá sozinho...

Clovis Gaião disse...

Boa análise Thiago. O desgaste e isolamento do senador Cícero é visível. Ninguém é candidato de si mesmo. Independentemente de questões ideológicas Ricardo, Cássio e Efraim, juntos, são imbatíveis no Estado.