sábado, 13 de março de 2010

Pesquisa eleitoral na Paraíba



Nesta semana a pesquisa CONSULT/CORREIO ao expor a já esperada vantagem do atual governador, deu uma sacudida na política estadual. Todavia, acreditar nos números anunciados pelo imparcial Sistema Correio é no mínimo ingenuidade.

Fazer qualquer análise galgada em dados obtidos por empresas sem credibilidade alguma só pode caminhar pela paixão desenfreada ao político, ou, o mais provável, pelo amor ao contracheque na folha de pagamento do Estado. Pois este mesmo Correio, em recente programa de rádio havia anunciado (sem querer), uma suposta vantagem de Ricardo Coutinho, o jornalista Morib Macedo, esqueceu do freio de mão, e citou a vantagem para o Prefeito da Capital, o qual, teria 5% a mais de votos que Maranhão. Ao sair o resultado “oficial” da “pesquisa”, eis a surpresa: Maranhão com 8% a frente de Coutinho!

Vale lembrar que Morib Macedo já foi punido, perdeu a participação na Rádio Correio em Campina Grande, mantendo suas inserções (até segunda ordem) apenas na TV.

Acreditar em algo relinchado pelas empresas do colecionador de processos não julgados, Roberto Cavalcanti, é ao menos, insanidade. Afinal, este Senador-empresário tem contra si denúncias no Ministério Público Federal, que lhe acusam entre tantos crimes, o de estelionato. Pois bem, como devo acreditar em um dado fornecido por uma empresa presidida por alguém que é acusado de falsificação?

Para que nem eu, nem o amigo leitor, percamos tempo analisando números fictícios, basta citar as últimas quatro pesquisas para sucessão estadual em que o Correio errou em todas, desde 2002, quando Roberto Paulino perdeu os dois turnos, que Roberto Cavalcanti não acerta, números que também não se comprovaram em 2006, e em 2008, errou novamente, quando o candidato do PMDB a prefeitura de Campina Grande não se elegeu no 1º turno. E tantos outros erros poderíamos elencar, mas, como quero economizar nosso precioso tempo, vou sintetizar, se o PMDB sair vitorioso este ano o Correio acertou, caso Maranhão não consiga se manter no poder o Correio errou. Simples assim!

Contudo, não é apenas o Sistema Correio que faz este tipo de manipulação, independente de qual “instituto de pesquisa” venha fazer a coleta dos dados, sempre impera na Paraíba a vontade do contratante. Todo aparato comunicativo é acima de tudo uma empresa, e por ser um estabelecimento comercial, deve estar comprometido com o lucro, tendo como principal patrocinador instituições públicas, assim, fica nítido o tamanho da patifaria a qual estas “pesquisas” estão mancomunadas.

2 comentários:

Jorge Mateus disse...

pesquisa eleitoral sempre é tendenciosa mesmo, o fato é que só saberemos quem está ou estava à frente quando os votos forem contados

Inágcio Farias disse...

Pesquisa ELEITORAL sempre é um dado polêmico, mais q Zé tá na frente tá!