segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Até onde a eleição presidencial influencia a disputa na Paraíba


Quando o tema é eleição federal a disputa se agiganta, uma série de fatores regionais vêm à baila, afinal, as dimensões continentais deste país, somado, as várias famílias que se digladiam em cada Estado, ainda mais se for o caso do Nordeste, fazem o poder do governo central ser importante na busca desesperada por votos.

É cada um querendo vencer primeiro no seu Estado, e num segundo momento, se possível, a disputa no plano nacional. Questão que ficou ainda mais patente com os dois últimos pleitos estaduais aqui na nossa pequenina Paraíba.

Em 2002 com o “lulismo” a pleno vapor, o então candidato Avenzoar Arruda causou um espanto ao abrir as urnas, naquela ocasião o candidato petista abocanhou uma margem expressiva dos votos, e para resumir a estória, levou a eleição para o segundo turno.

No ano de 2006, com o Partido dos Trabalhadores com a máquina administrativa nas mãos, a força do Governo Federal se incidiu sob a Paraíba, José Maranhão deve aquele 2º turno a dois personagens, ao Presidente Lula, o qual, se fez utilizar de todo o tipo de argumento para convencer o eleitorado paraibano que o candidato dele era o Zé. E ainda, num outro plano, ao esquerdista David Lobão.

Entretanto, nunca se verá uma eleição com a atuação tão explicita do poder Federal quanto no pleito vindouro. Lembremos que Lula não será candidato, assim, terá tempo de sobra para percorrer os Estados, além disso, ainda andará com a caneta presidencial no bolso...

O atual Presidente usufrui de uma aceitação em solo paraibano esmagadora, segundo pesquisas, chegando ao índice sobrenatural com 92% de aprovação em nossa terrinha. Numa eleição disputada o que não atrapalha, sempre ajuda. Neste caso, a veiculação da dupla Maranhão e Dilma, robustece por demais a candidatura peemedebista na Paraíba.

A máquina Estadual funcionará como uma extensão dos recursos de toda a ordem emitidos direto de Brasília, milhões de reais vão chegar à Paraíba via convênios, isso fez e faz uma diferença colossal na disputa, por isso venho a algumas semanas afirmando, e ratifico agora: até o dia 03 de outubro José Maranhão irá crescer nas pesquisas de opinião.

Na atual conjuntura, seria mais do que fundamental para as pretensões da dupla RC-CCL, a renúncia da candidatura de Ciro Gomes, fato que poderia “democratizar” a disputa no que concerne ao acesso dos recursos e carisma do Presidente Lula.

O quanto mais pobre for o Estado, maior influência terá o Governo Federal nas eleições regionais, e como a Paraíba figura entre as Províncias mais miseráveis do país, nem precisa completar a frase...

4 comentários:

Antonio de Pádua disse...

Aqui no nordeste não há nenhum político com tanto carismo o quanto Lula, por isso, Zé Maranhão vai levar de novo...

Rafael Arruda disse...

É um fato triste ver a Paraíba entre os Estados mais pobres do país. Que pena!!

Jocélio disse...

Não pensem que Lula ignora a Paraíba. afinal. o que se pensa por aqui é uma tendência q existe em todo nordeste.

Por isso é mais do que justo a parceria vitoriosa com a presidente Dilma, o PSDB que se vire pra conseguir alguma coisa este ano.

Lúcia disse...

Tanta briga pelo poder e os paraibanos que se explodam pagando imposto p/ver nossa estado entre os mais pobres do Brasil. vergonhoso!!!