terça-feira, 2 de junho de 2009

Educação, politicagem e um Jumento


Bom, a falta de simpatia do Governador Maranhão pela Educação já era conhecimento de todos. De fato, o Ensino não é o forte deste senhor, porém, aliar o desinteresse pelo tema a questões politiqueiras é a primeira “novidade” deste governo.

A UEPB a época do II Governo Maranhão havia se digladiado com o citado político, inclusive, a greve de fome dos professores e de alguns “militontos”, foi largamente utilizada pela oposição.

Ao assumir o governo, Cássio fez uma espécie de pacto com a Reitora, a qual, ele mesmo havia conseguido eleger, Marlene Alves obteve trânsito livre dentro do governo tucano, verbas e tapinhas nas costas não lhe faltaram, ao ponto de acontecer algo há alguns anos inimaginável, a renumeração da UEPB ultrapassou o de qualquer Universidade Federal, além do mais, novos cursos e extensões foram abertas, sem contar o investimento na aquisição de livros e computadores.

Apesar da dobradinha Marlene-Cássio ainda ter mantido uma relação clientelística como o poder político, sejamos justos, esta Universidade ganhou novos ares e indiscutivelmente cresceu.

O problema é que a brusca mudança no cenário político estadual acabou por afetar diretamente aquela Instituição de Ensino, talvez como vingança, talvez por ignorância, ou ainda pelos dois juntos, o novo governador surrupiou mais de R$ 16 milhões dos recursos destinados a UEPB.

Com o súbito “confisco” das receitas destinadas a Universidade Estadual da Paraíba, os projetos de ampliação e melhoramento da estrutura física do Campus em Bodocongó vão paralisar de vez! Pior ainda, o quadro de professores efetivos que vinha passando por atualizações, também vai ficar restrito a contratação dos “famosos” substitutos. Em suma, as melhorias que bem ou mal vinham ganhando corpo agora serão engessadas.

O que mais nos impressiona neste caso é a habilidade política do governador biônico, se o Zé já não fazia muito sucesso entre os eleitores na faixa etária de 18 à 30 anos, com estas medidas sua popularidade ainda vai ser mais maculada. Obrigado Zé, a oposição agradece!

2 comentários:

Márcio Daniel Ramos disse...

Em uma palavra, isto se chama maldade. Mais já tive informações de que ele voltou atrás, afinal de contas ele feriu a lei da autonomia da Universidade. Ele não tinha direito de fazer isto.
E não é só isto, os professores concursados em Sociologia da Educação Básica estão tendo muitas dificuldades de tomas posse por causa de restrições absurdas contidas no edital, edital este que fere a resolução estadual e nacional sobre o ensino da disciplina, e que a secretaria de educação insiste em não revogar

Luiz Felipe Caetano disse...

falta de educação formal não significa burrice.. mas o zé consegue!

deusmelivreguarde!!!!