quarta-feira, 15 de abril de 2009

The Most Wanted


Passado toda a turbulência conseqüente de sua cassação, o ex-governador optou por literalmente sumir, ninguém sabe por onde Cássio Rodrigues anda.

Mas, por que o sumiço?

Ora! As lideranças ocupam tal cargo pela presença massiva na mídia, por marcar território e constantemente ratificar sua chefia em um determinado espaço de atuação. Justamente, o que o desaparecido governador cassado atualmente não faz.

Após a hecatombe da perca do mandato se esperava, tanto da oposição, quanto ainda mais do governo, conhecer a posição do até então político mais influente do estado.

No que concerne ao bloco maranhista, adivinhar as táticas de guerrilha e lamúrias choramingadas pelos tucanos, a fim de cercear possíveis ligações entre os antigos governistas, desta maneira, garantindo a governabilidade do PMDB na Paraíba.

Já para o extinto conluio peessedebista, aí se inclui os aliados “democratas”, a voz de Cássio atuaria como uma palavra de conforto, a composição da “ladainha dos injustiçados” não foi redigida, e agora? Para onde a atual oposição vai sem o comandante-em-chefe?

Mediante a atual conjuntura da política estadual, fica praticamente impossível delinear um Norte. Pois quando o confronto aperta e o líder desaparece, é questão de pouquíssimo tempo para começar a aparecer às deserções. Pior ainda, quando o exército inimigo está necessitando de aumentar seu contingente, nunca é demais lembrar, que José Maranhão não possui a maioria na Assembléia Legislativa, fato o qual complica os avanços no front da artilharia peemedebista.

E em todo caso no qual há o desaparecimento do comandante, a onda de boataria corre solta no Tetro de Operações paraibano. A pergunta que não quer calar vem novamente à tona: Cadê Cássio?

Se caminharmos pelos boatos, possíveis explicações não irão nos faltar, aliás, pelo contrário, um tsunami de prováveis motivos vem à baila. Assim, gozando de meu atributo como observador da guerra, deixarei expostos os prováveis porquês cujo encadeamento de acontecimentos levou a fuga Cunha Lima.

O tabuleiro político da Paraíba está confuso (como não poderia ser diferente) após a maneira abrupta pela qual o grupo tucano foi retirado do poder, e em meio a esta desorganização do quadro administrativo, fica extremamente complicado prever o que vai acontecer, curiosamente, por vezes é melhor se ausentar, “conter a revolta, contar os dias e esperar a volta”.

No calor da ira não é recomendável tomar posições, precipitar-se num momento de crise pode vir a ser um erro fatal, daí melhor se calar, dar espaço aos boatos, afinal, a conjuntura nacional ainda está ganhando corpo, não há como prever o posicionamento do Presidente Lula a respeito da disputa na Paraíba em 2010.

Os atuais (?) aliados do governo deposto não se apresentam como força política robusta para o próximo embate, imagine o quão gasta está a imagem de Cícero Lucena, pense em toda a atuação “delicada” de Efraim Moraes nestes oito anos a se completar no Senado. Os dois Senadores que deveriam alavancar a resistência no campo de batalha são justamente, os militantes com a áurea mais combalida na presente ocasião. Nenhum membro desta dupla tem a mínima condição de sagrar-se vitorioso no ano vindouro.

Agora, esquematize o encaminhamento da peleja no outro lado. Na legião maranhista, há tempos que a disputa não se configura mais contra a tropa tucana, a batalha atualmente é interna. Se no lado amarelo faltam candidatos ao alto oficialato, na hoste vermelha têm pretendentes sobrando...

Enquanto os “aliados” Coutinho e Maranhão trocam farpas, desgastando a imagem de ambos e inquietando as tropas, o General decapitado desaparece em meio à troca de tiros, além do mais, Cássio não tem nada a ver com a guerra alheia, está a deixar os dois aspirantes a Marechal brigarem entre si, quando houver oficialmente o rompimento, o estrategista Cunha Lima demarcará sua posição em meio ao tiroteio.

Tão patente está o descaso de Cássio com a politicagem vigente, que o ex-governador ignora até mesmo algumas táticas militares, entre estas, ações típicas da guerra de trincheiras, como a comunicação entre as tropas e o Quartel General que é de suma importância. Ciente disso, o Governo Maranhão além de contar com o engajado Sistema Correio, tenta trazer para si o aparato midiático do “Diário Associados PB”, os quais na Paraíba possuem a repetidora do SBT em Campina (TV Borborema), e em todo o Estado, a filial da Bandeirante (TV O Norte), completando sua área de persuasão, com a Radio Clube AM. Mesmo conhecendo esta incursão no seu território, o extinto governador se mantém indiferente a tal contenda ao continuar a preterir pelo silêncio.

Destarte, nada melhor que o calor do verão nas terras dos Ianques para esquecer os traumas, assim, Cássio põe em prática a operação “Brother Sam”, vai curtir um longo período de férias, precisamente, passará quatro meses nos E.U.A ignorando a onda de boataria a qual se dissemina na Paraíba. E com sorte, pode topar com seu colega de trabalho estadunidense, de repente, já que vai aperfeiçoar sua fluência na língua inglesa, pode ouvir alguns conselhos sobre como fugir da crise mundial no linguajar tipicamente anglo-saxão, proferido pelo Black President Obama.

Nenhum comentário: